A presença da família pode garantir o sucesso da recuperação do dependente químico?

A presença da família pode garantir o sucesso da recuperação do dependente químico?

A presença da família pode garantir o sucesso da recuperação do dependente químico? A maioria das famílias, quando algum integrante apresenta casos de problemas com o alcoolismo, não sabem como lidar com essa situação.

Isso pode gerar ainda mais problemas para todos os integrantes, além de incertezas e dúvidas.

Com isso, é importante se questionar sobre isso. Qual o papel da família na recuperação de dependentes químicos? São realmente importantes? Veja a seguir.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA?

Na maioria das vezes, é em família que aprendemos a lidar com as mais diferentes situações da vida. Se envolve regras sociais e experiências que nos levam a ter mais empatia e controle com a nossa vida lá fora.

São com os nossos pais, irmãos e parentes que aprendemos a lidar com diferentes situações, isso começa desde a infância.

Com isso, podemos enxergar a importância da família em nossa vida. A partir de ensinamentos feitos em família que geramos condições emocionais equilibradas para lidar com tudo.

Mas, conforme o tempo passa, conhecemos pessoas fora do vínculo de família. Isso em escolas, igrejas, trabalhos, faculdades e milhões de outros lugares.

Apesar disso, o vínculo familiar ainda é o mais importante, mesmo que a convivência não seja a mais perfeita do mundo, e que haja conflitos. Ainda assim, a família é a nossa prioridade.

É totalmente comum que, quando se tem um caso de dependência química na família, o ambiente se desestabilize. Essa é uma situação que nem todo mundo sabe como lidar, e pode afetar não só a pessoa que está dependente, mas todas as pessoas que a rodeiam.

A presença da família pode garantir o sucesso da recuperação do dependente químico?

Apesar de saber a importância da família para o tratamento da dependência química, pode-se garantir o sucesso desse tratamento? Não.

Mesmo que a família seja um fator muito importante e essencial, isso não quer dizer que o tratamento terá sucesso somente a partir disso. Mas, claro que se houver o apoio da família, haverá todo um diferencial, e as chances da pessoa conseguir se curar será maior.

Isso acontece porque, primeiramente, ao decidir iniciar o tratamento, o usuário começa a ter noção do sofrimento que a bebida gerou às pessoas que ele ama, e a partir disso, a primeira ação é tentar consertar de alguma forma isso tudo.

Esse sentimento de arrependimento precisa vir junto com ações de mudanças para que realmente seja válido. Usar de algumas estratégias como parar de frequentar o ambiente em que vivia, evitar algumas amizades e fazer terapia, são passos importantes para se fazer e se manter distante do vício.

Ainda assim, recaídas podem acontecer. Isso é normal e comum. Por isso, contar com o apoio familiar é essencial para que a recaída seja breve e que o paciente não permaneça nisso. Ele vai se sentir mais amparado pelas pessoas a sua volta e o momento será de menos angústia.

O QUE SIGNIFICA A CODEPENDÊNCIA?

É claro que a dependência do paciente deve ser levada em consideração como a mais importante no tratamento, afinal, é ele quem precisa se libertar de um vício. Mas, é necessário também que os familiares da rede de apoio também sejam tratados de alguma forma.

Esses tratamentos não estão ligados ao vício, mas sim a como saber lidar com as situações, com as recaídas, com os comportamentos e com a nova vida depois do tratamento contra o alcoolismo.

Com isso, é importante que a orientação dos profissionais da equipe clínica seja continuada até mesmo após o tempo de tratamento.

Os parentes e familiares que desenvolvem a codependência podem não saber lidar com os problemas de forma saudável. Isso é comum. Por isso a intervenção dos profissionais é recomendada. Assim, será importante estar atento a isso.

Como já foi observado, o apoio da família é muito importante durante o tratamento de dependentes químicos. Podemos dizer até que é essencial para que esse tratamento seja validado e contínuo, a fim de que seja constante e evite haver recaídas.

Não hesite em buscar ajuda de profissionais capacitados na clínica de recuperação Grupo Salvando Vidas, e, sempre que possível, reúna a família para esclarecer os fatos e agir com transparência, para que o apoio seja real e ajude no tratamento, pois sem isso, será muito mais difícil saber lidar com todos os problemas que a dependência química traz.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Podemos te ajudar?