Para aqueles familiares ou pacientes que procuram uma clínica de internação adequada, o Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras prestam serviços acerca da necessidade e do monitoramento que dependência química possa apresentar. A qual poderá atender de forma individual os pacientes oferecendo assim uma base sólida para cada uma das situações há 16 anos.

O diagnóstico e o tratamento de dependência química e alcoolismo, são realizados por nossa equipe multidisciplinar, e o tratamento é moldado a partir da necessidades psicológicas e físicas de cada um dos pacientes, e nas modalidades de internação involuntária ou voluntária oferecidas pela instituição.

O que é a dependência química

A Organização Mundial da Saúde trata a dependência química como uma doença, a qual não afeta apenas o usuário de drogas, mas também a família e ao meio em que convive. Representada como uma doença multifatorial dar-se pela necessidade de serem analisados vários aspectos para a elaboração de um tratamento de dependência química e alcoolismo.

O primeiro passo do tratamento é a realização do diagnóstico psicológico, baseado em conhecimento profundo do paciente e sua vida. É importante que também exista o acompanhamento clínico em uma clínica de recuperação  para saber se houve no corpo prejuízos causados pelo uso dos químicos.

A necessidade para realizar a internação involuntária ou voluntária do paciente acontece quando existe intoxicação aguda ou crônica e quando ele já não tem condições de tomar decisões ou cuidar de si mesmo. Assim como a falta de recurso para ajudá-lo, ou ainda em situações que coloquem em risco a segurança da pessoa e de quem estiver em volta, devido à falta da droga ou do envolvimento com o tráfico.

Período de internação

Não existe um tempo específico para o paciente receber alta da internação involuntária, por exemplo, pois isso varia de caso, pois depende muito da evolução de cada pessoa relacionado à resposta terapêutica. A escolha do tratamento de dependência química e alcoolismo, é feito de forma individual, apesar de haver atividades coletivas.

Existe alguns fatores como a idade do paciente, tempo de uso da droga, substância utilizada, quantidade e frequência de uso, comprometimento físico e mental, patologias que o paciente já tinha, necessidades mentais, podem também influenciar e determinar o tempo em tratamento.

O período de internação na clínica de recuperação deverá restringir apenas ao período de crise e ser o mais breve possível, evitando desta forma que a pessoa no tratamento de dependência química e alcoolismo se isole do meio social. O apoio da família e dos amigos, somado a um grupo multidisciplinar capacitado, contribui muito para que os resultados da internação sejam eficientes.

Clínica de recuperação para dependentes químicos

O erro das pessoas é subestimar o poder que o vício as drogas possui. Por conta de a dependência atingir o cérebro, não há como simplesmente parar de usar drogas, não é apenas uma questão de força de vontade. Os avanços da ciência nos ensinaram como as drogas agem no cérebro e também que o vício deve ser efetivamente tratado como uma doença, esta observação pode ajudar os dependentes químicos a voltarem a ter uma vida normal.

A atuação de uma clínica de recuperação é importante, ela deverá ser um ambiente favorável no tratamento de dependência química e alcoolismo. Ela deve possuir uma infraestrutura adaptada e adequada para receber os internos, onde possua área de lazer para que consiga efetivar com qualidade o tratamento terapêutico, além de demais ambientes cuidadosamente preparados para um tratamento mais efetivo e duradouro.

O ambiente também deverá proporcionar vínculos de ajuda-mútua entre os frequentadores, fazendo com que a convivência ajude no desenvolvimento da reestruturação biopsicossocial do indivíduo no tratamento da dependência química e alcoolismo, de modo a estabelecer a prática do programa de recuperação.

Considerações finais

É importante lembrar que a equipe multidisciplinar e o grupo de dependentes da clínica de recuperação, possuem de forma unificada, a função de formar uma rede de apoio que estimula a desenvolver valores, comportamentos e filosofia de vida que estruturarão sua nova maneira de encarar a vida. Nunca é tarde para pedir e receber ajuda. Ninguém está no mundo sozinho, portanto, aceite a ajuda de quem oferece e pode recuperar um dependente químico.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?