Clínica de Internação de Alcoólicos

O tratamento do alcoolismo ou etilismo é o termo que descreve quem tem dependência de álcool. As pessoas que passam por esse problema costumam ter compulsão por bebidas alcoólicas e não conseguem e não sabem a hora de parar de beber. Isso faz com que os efeitos da bebida não sejam mais percebidos com facilidade, criando uma tolerância no indivíduo.

O alcoolismo é uma doença psiquiátrica que traz problemas para o físico e para a mente. A dependência muitas vezes é apenas mental, mas os componentes físicos também acabam se envolvendo dentro dessa história. Boa parte das pessoas consegue beber sem muita frequência sem apresentar problemas, mas o excesso é sempre prejudicial, por isso o tratamento de dependentes químicos e alcoolismo é algo em evidência nos últimos anos.

O alcoolismo

O alcoolismo costuma aparecer mais em homens do que em mulheres, mas o número de mulheres alcoólatras vem crescendo conforme os anos vão passando. A relação disso é que as mulheres conquistaram mais liberdade, podendo beber sem serem julgadas como era antigamente.

Mesmo que a saúde seja o principal fator para o alcoolismo ser um problema, esse excesso todo consegue afetar a vida afetiva e toda a vida social que o alcoólatra tem. É bem importante entender que a dependência do álcool é um problema que pode ser tratado e pode ser controlado em clínica de recuperação. Há diversos programas e profissionais habilitados dentro desses lugares que conseguem ajudar no tratamento.

O álcool faz com que o sistema nervoso e o cérebro fiquem menos ativos, por conta disso os principais sintomas de um bêbado serão a falta de coordenação motora, fala confusa, dificuldades em se equilibrar, confusão mental.

Fases do alcoolismo

A alcoolismo como qualquer doença tem suas fases e pode evoluir. Como sempre, o começo é mais tranquilo e a maioria das pessoas que já bebeu álcool já passou. O problema é que ela começa a evoluir e trazer os problemas junto.

A adaptação é o primeiro contato que a pessoa tem com a bebida alcoólica, bebendo para socializar e se enturmar. A bebida muitas vezes está associada a uma vida social mais ativa, por isso a maioria dos adolescentes começam a experimentar, fazendo uso dos efeitos do álcool como uma válvula de escape das angustias dessa idade.

Com o tempo, o sistema nervoso se adapta ao álcool e os efeitos não são mais sentidos com facilidade. É quando vemos com maior frequência que as pessoas bebem e não ficam bêbadas nunca. É nessa fase que os apagamentos acontecem, por conta do efeito do álcool as pessoas perdem a memória.

Depois disso, há a dependência de fato e a síndrome de abstinência. Com isso, o dependente começa a sentir sintomas físicos da falta do álcool. Para se livrar desses sintomas, continua bebendo cada vez mais, demonstrando toda a sua dependência. Nessa fase todo o desgaste físico, mental e social é percebido com facilidade.

O tratamento do alcoolismo

O processo de tratamento do alcoolismo é demorado e pode ser bem complicado, mas quando há profissionais capacitados cuidado disso, é feito com segurança. A primeira etapa do tratamento é a desintoxicação, onde o paciente vai passar por um período de abstinência. Pode ser necessária a internação involuntária.

No período de desintoxicação, o paciente passa por um acompanhamento de um psiquiatra para poder avaliar os danos mentais e físicos do consumo excessivo de álcool. Pode ser que o médico receite alguns medicamentos para que os desconfortos da abstinência sejam diminuídos, facilitando o tratamento.

A psicoterapia vem logo em cima para conseguir tratar o alcoolismo. Nesse período trata-se com uma metodologia que visa ensinar o paciente a evitar recaídas, promovendo a mudança de hábitos e pensamentos que podem fazer com que ele tenha vontade de beber.

Conclusão

O alcoolismo é uma doença que tem tratamento e deve ser tratado. O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras atua há 16 anos fazendo o tratamento de dependentes químicos e alcoólatras.

Dentro deste espaço, pode-se contar com uma equipe de profissionais altamente qualificados para que o dependente possa reconstruir a sua vida e se recuperar. O tratamento do alcoolismo precisa ser feito por profissionais qualificados e em um ambiente bem estruturado.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?