A depressão é uma doença onde há a perda ou a diminuição do interesse e o prazer pela vida tendo tratamento. Isso traz diversos problemas para a vida de quem passa por essa doença, muitas vezes sem algum motivo claro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é considerada a quarta causa de incapacitação.

É por conta disso que há clinica de recuperação onde as pessoas acabam sendo internadas para conseguir o apoio necessário para se livrar da maioria dos sintomas que essa doença causa. Com uma equipe de profissionais e com as dinâmicas realizadas, o paciente consegue retornar para o lar tranquilamente depois do tratamento de dependência química e alcoolismo.

O que é a depressão?

A depressão pode atingir pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em mulheres do que em homens. É necessário passar por uma avaliação e por um tratamento com um profissional. Muitas vezes, a falta de vontade de viver é por conta de desequilíbrios na bioquímica cerebral. Ou seja, muitas vezes faltam hormônios como a serotonina.

Hoje a depressão é um pouco mais debatida e conhecida, mas ainda é um transtorno psiquiátrico que carrega muito preconceito e tabu. A depressão não causa apenas a infelicidade crônica, mas traz algumas alterações fisiológicas, como um sistema imunológico fraco e aumento de processos inflamatórios.

Alguns dos sinais e sintomas que a depressão pode causar são: fraqueza, cansaço extremo, angústia, irritabilidade, ansiedade, baixo autoestima, insônia, falta de interesse por atividades que gostava, pensamentos frequentes em relação a morte, pensamentos pessimistas, comportamentos compulsivos, etc.

Entendendo a depressão

A depressão possui alguns fatores de risco, tais como histórico familiar, estresse crônico, ansiedade crônica, transtornos psiquiátricos correlatos, vícios, como cigarro, álcool e drogas ilícitas. Além disso, as disfunções hormonais, pancadas na cabeça, traumas físicos ou psicológicos podem ser fatores de risco.

Para conseguir prevenir a deixar a tristeza de lado, é bem importante buscar gerenciar o estresse e conseguir compartilhar as dificuldades da rotina estressante. Fazer algo diferente como hobbies e se divertir fazem com que a cabeça esteja sempre ativa, deixando de lado os pensamentos negativos ou as preocupações excessivas.

É por conta disso que a internação muitas vezes é uma opção muito satisfatória. Nas clínicas o paciente vai encontrar todo o apoio profissional de psiquiatras e psicólogos, conseguindo realizar dinâmicas em grupo, tarefas e hobbies que vão fazer com que o sentimento de infelicidade vá sumindo e dando lugar ao bem-estar e o otimismo.

A depressão não tem uma quantia exata de quanto tempo vai durar, podem ser semanas ou podem ser anos. As crises podem vir em maior grau ou menor grau, por isso o tratamento deve ser escolhido a partir de um diagnóstico feito por um psiquiatra. Os medicamentos como antidepressivos são altamente recomendados para conseguir regular a química cerebral.

Clínica de recuperação: o tratamento da depressão

Muitas vezes o tratamento estará associado à ida ao psiquiatra. Dentro de uma abordagem da psicoterapia, bastante usada para tratar a depressão, é necessário identificar os conflitos e o que pode ajudar o paciente a encarar os problemas e sair desse estado mental.

Há diversas formas e maneiras de estimular o paciente a reagir e começar a se sentir melhor. É necessário entender que muitas vezes é necessária uma ajuda de fora, onde o paciente não vai conseguir se livrar da depressão sozinho. Ao compreender que a depressão é uma doença séria e que precisa ser tratada é preciso buscar um tratamento efetivo.

É papel de uma clínica conseguir ajudar o paciente, em internação involuntária ou não, a enfrentar uma crise ou problemas atuais, entender os comportamentos negativos e buscar optar por algo mais positivo e saudável. Além disso, é necessário explorar outras maneiras de lidar com os problemas, entender as questões que fazem com a depressão se acentue.

Considerações finais

O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras realiza o tratamento de dependência química e alcoolismo há mais de 16 anos, sendo responsável por tratar também a depressão causada por dependentes químicos.

Contam com excelente equipe de profissionais especializados e capacitados que buscam entregar o melhor em uma metodologia moderna. A depressão tem tratamento e ela pode estar ao seu alcance.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?