Tratamento de Viciados em Jogos

Pesquisas apontam que aproximadamente 2 milhões de brasileiros já usou cocaína fumada (crack, merla e/ou oxi) pelo menos uma vez na vida. E isso é de carácter preocupante, pois indica uma grande demanda de tratamento de dependência química e alcoolismo. Além disso, os dados retirados desta mesma pesquisa mostram que pelo menos um milhão de pessoas fumou crack no último ano.

Como o crack é formado?

O crack consiste numa mistura de cocaína refinada com bicarbonato de sódio e água, formando uma espécie de pasta-base. Quando a mistura se aquece é separada as substâncias líquidas das sólidas. A parte líquida que fica é descartada e as sólidas são convertidas na “pedra de crack” que, ao ser fumada, é absorvida pelo corpo quase tudo que foi ingerido.

A droga possui tempo de ação maior junto a um poder viciante rápido por ser consumida através da via inalatória, a que tem tornado o crack um verdadeiro perigo. Leva 10 segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e desejo obsessivo por novas doses.

Tem nome de “Crack” porque os últimos tendem a estourar ou rachar. Ele representa a forma não salgada da cocaína isolada numa solução de aquosa, pois ele consiste num tratamento de dependência química e alcoolismo que leva o sal a ser dissolvido em água com bicarbonato de sódio.

Como ocorre o tratamento?

O crack tem poder de deteriorar o cérebro intensamente. Possui efeito estimulante, igual às anfetaminas, e isso pode levar a destruição dos neurônios. A primeira etapa do tratamento de dependência química e alcoolismo deve ser detectar os tratamentos necessários e verificar a necessidade de internação involuntária para a desintoxicação.

Quanto mais grave o paciente for maior terá que ser a preparação e a especialização que a equipe, pois é ela precisará lidar diretamente com esses indivíduos. Já em casos com menos gravidade, é possível fazer uma conexão com ex-usuários, ou assistentes sociais, já pode ser uma base para seguir sem o uso. É preciso aproximar o usuário das estratégias de tratamento.

Um exemplo de tratamento será o psiquiatra poderá propor uma medicação para ajudar no processo de reabilitação enquanto o psicólogo poderá mostrar o problema para o paciente e ajuda a encontrar a solução. Mas, apesar das dificuldades é possível se livrar da dependência, seja qual for os vários níveis de intervenções para o êxito no tratamento de dependência química e alcoolismo.

É de suma importância ressaltar que o tipo de intervenção e o tempo de internação dependerão do diagnóstico dado pelo profissional psiquiátrico e da avaliação, que tem objetivo de mensurar o nível de gravidade da dependência do paciente, o grau dos sintomas de abstinência provocados com o abandono do uso, se há ou não doenças clínicas e/ou psíquicas.

 

Como iniciar o tratamento de dependência química e alcoolismo

A aproximação ao dependente químico é o primeiro passo a ser seguido para dar início ao tratamento. Onde ele tem que ser feito minuciosamente para acontecer da melhor forma possível, pois a abordagem inicial é de extrema importância para a aceitação do usuário do crack para começar com o tratamento adequado.

Geralmente, esta aproximação acontece por meio de um contato de saúde mais próximo. Quem se aproxima, deve oferecer a esse indivíduo algum tipo de atenção para que seja iniciada uma compreensão do que está acontecendo, e só depois conseguir algum tipo de avanço na redução do problema.

Sobre uma internação involuntária ou a compulsória neste momento da abordagem poderá ser necessária. Mas antes, é preciso fazer uma avaliação bem pessoal e, nos casos extremos, fazer um laudo e pedir uma decisão da Justiça. Pois, estes tipos de internação podem ser necessários, à luz de uma avaliação.

Considerações finais

Uma Clínica de recuperação objetiva o tratamento de dependência química e alcoolismo com ótimos profissionais presentes na unidade, e possui estrutura eficiente nos casos de dependência do crack. O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras possui 16 anos no mercado e têm uma enorme credibilidade para efetivar o tratamento adequado deste mal que afeta tantas famílias. Podendo ver o paciente de forma holística, tratando todas as necessidades identificadas no próprio paciente.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?