Internação de Dependência Química

A maconha é uma das drogas mais usadas no mundo todo, além de ser a mais conhecida. A maioria das pessoas começa a usar com uma frequência menor e depois ficam argumentando que não é uma droga e sim uma planta medicinal e tem tratamento Isso faz com que o consumo comece menor e vá aumentando aos poucos.

Realmente a maconha é uma planta que pode ser usada de forma medicinal, mas é preciso considerar a frequência e o motivo que a maioria das pessoas faz o uso. O uso da maconha possui regras estabelecidas por lei e regras que são rígidas, por isso é necessário avaliar se a maconha não está sendo apenas a porta de entrada para drogas mais pesadas. A clínica de recuperação busca realizar o tratamento.

A maconha

A maconha que possui como nome cientifico Cannabis Sativa, é conhecida popularmente por Marijuana, Erva, beck, baseado, entre outros. A erva utilizada é feita através das flores, sementes e folhas secas da planta chamada de Cânhamo Indiano. Essa é uma droga que funciona como um alucinógeno, fazendo com que quem use, tenha uma visão distorcida das coisas.

A substância que causa esse efeito alucinógeno na maconha é conhecida por tetrahidrocanabinol ou THC. A quantidade dessa substância pode ser maior ou menor, dependendo da forma que a maconha é produzida e da forma em que ela é fumada. O consumo mais popular de maconha é através do fumo, onde enrola-se a erva em um papel e fuma-se como se fosse um cigarro.

Os viciados em maconha buscam formas de conseguir aumentar ou prolongar os efeitos, misturando a maconha em doces, como brigadeiros e bolos para consumir assim. Quando a maconha é digerida no estômago, o THC é liberado pelo sangue e é assim que os efeitos alucinógenos acontecem de forma mais intensa.

Maconha no Brasil

No Brasil a maconha é uma droga bem popular, onde muitas pessoas usam, mesmo que o consumo não seja legalizado. A maconha pode sim causar dependência, mesmo que a maioria das pessoas não pense assim. Com números como, 30% de pessoas que usam a droga uma vez, acabam se tornando usuários regulares.

Há muitos anos que a maconha vem trazendo problemas para a população brasileira, sendo uma das grandes brigas entre os civis e as autoridades, pois não há nenhum consenso sobre a sua liberação.

De acordo com estudo feito no Brasil há mais de 3 milhões de adultos que fumaram maconha, entre 18 e 59 anos de idade. Por conta disso, mais de 300 mil são dependentes de maconha no Brasil. Os usuários que fumam maconha, acabam fazendo o uso de outras drogas, como álcool, crack ou cocaína, aumentando ainda mais o número de dependentes.

Outras pesquisas indicam que no Brasil, em torno de 28 milhões de pessoas tem algum familiar que é dependente químico. Faz-se então questionar quantos dessas pessoas começaram apenas fumando maconha e foram se desenvolvendo para outras drogas. Por conta disso, o tratamento para dependentes de maconha é algo que precisa ser levado a sério.

Como é o tratamento para dependentes de maconha

O tratamento é feito de forma gradual, assim como o tratamento de dependência química e alcoolismo no geral. É necessário fazer com que o dependente se livre do vício, conseguindo decidir se quer ou não, se é necessário mesmo o consumo daquela droga, fazendo-o enxergar que o consumo da droga não traz nenhum benefício para a sua saúde física e mental.

A clínica de recuperação pode fazer com que os dependentes de maconha sintam-se mais confortáveis para conseguir se livrar do vício e assim conseguirem ter mais consciência e tomar decisões em relação a sua vida, construindo a sua história e sua relação com a sociedade.

Para que o processo consiga acontecer de forma efetiva e os resultados sejam alcançados, pode ser necessário o uso de internação voluntária ou internação involuntária. Muitas vezes é necessário isolar o indivíduo para que ele não tenha acesso aos amigos e locais em que conseguia essa droga.

Considerações finais

O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras atua há mais de 16 anos com dependentes químicos e oferece o melhor em tratamento para dependentes de maconha.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?