A comunidade terapêutica oferece o acolhimento para pessoas que possuem transtornos por conta do uso abusivo de drogas ou do álcool. Essas instituições buscam oferecer um espaço protegido e acolhedor, situados em um ambiente protegido para que a recuperação do vício da droga seja mais fácil.

O tempo de recolhimento dentro da clínica de recuperação pode variar, de acordo com o tratamento determinado e de acordo com o grau de dependência. Nesse período os pacientes recebem um tratamento psicoterapêutico e outros serviços que contribuem para a recuperação.

Como funcionam as comunidades terapêuticas?

As comunidades terapêuticas contam com uma equipe de profissionais devidamente capacitados e habilitados para realizar esse tipo de trabalho. Os profissionais variam entre médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. O principal objetivo é oferecer um serviço de qualidade.

Esses lugares priorizam alguns elementos terapêuticos que visam garantir o sucesso do processo de recuperação. A disciplina é necessária para conseguir voltar a ter uma vida normal, longe das drogas. Tudo deve mudar dentro da sua vida, como família, emprego, hábitos, sentimentos para que as drogas permaneçam de fora.

É necessário muita disciplina para se permanecer efetivamente longe da dependência e isso só acontece depois de uma desintoxicação. As drogas no geral fazem com que o dependente tenha pouca consciência do problema que está causando a sua vida e a vida dos familiares, por isso esses valores precisam ser retomados através de terapia.

Os tratamentos realizados em comunidades terapêuticas

Os principais focos de terapia realizados nesses locais são trabalhar com a disciplina, trabalho e oração para o tratamento de dependência química e alcoolismo. Dentro desses locais o dependente precisa de ajuda para conseguir obedecer às normas e ter mais disciplina. Esses locais possuem diversas regras, fazendo com que o dependente tenha que se adaptar as normas.

O dependente costumeiramente perder algo muito importante para um indivíduo que é o trabalho. Como acaba vivendo apenas para o álcool e outras drogas, não consegue trabalhar e não tem mais os prazeres de realizar algo bem feito. Perde-se aí o sentimento de responsabilidade, além do sentimento de fazer algo útil dentro da sociedade. É necessário em terapias estimular o dependente a contribuir lá dentro e mostrar o bem-estar que essas ações promovem.

Como a maioria dos dependentes acham as drogas e o álcool algo muito incrível, tem muita dificuldade de se afastar e acabam se afastando também de Deus. Esse problema e esse vínculo que foi perdido, precisa ser reatado para que a recuperação seja muito mais fácil.

Os componentes do tratamento são também os recursos terapêuticos que serão usados para ajudar o dependente a se recuperar. O grande objetivo é conseguir auxiliar ele a se conscientizar sobre a sua doença e entender que o tratamento é algo necessário, principalmente nos casos de internação involuntária.

Conheça um pouco mais sobre comunidades terapêuticas

As comunidades serão especializadas na recuperação dos dependentes químicos do álcool e das drogas. O tratamento segue toda uma programação terapêutica pensada e programada de acordo com outros órgãos, nacionais e internacionais a partir de pesquisas contra o tratamento.

A desintoxicação começa a partir do momento que o indivíduo é acolhido nesse espaço, sendo o primeiro objetivo a ser atingido para a sua recuperação. Ao se adaptar as regras e normas da comunidade, a desintoxicação das drogas e do álcool é feita, recuperando o seu físico, assim como o emocional e o psicológico.

O dependente também precisa saber que o seu tratamento dependente muito da sua conscientização em relação ao seu lado emocional, entendendo todas as consequências que a droga e o álcool podem trazer para a sua vida. Com a conscientização, o dependente consegue melhorar os problemas de caráter para conseguir entender a mudança e recuperar a sua vida.

Considerações finais

O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras realiza um serviço de tratamento de dependência química e alcoolismo há mais de 16 anos, contando com uma equipe de profissionais devidamente capacitados e experientes.

A clínica de recuperação visa tratar os dependentes químicos de forma tranquila, mantendo a sua dignidade e a sua privacidade. A dependência química e do álcool precisa ser tratada como uma doença e o dependente precisa buscar apoio.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?