A clínica de internação é um espaço destinado a acolher e fazer o atendimento de dependentes químicos, sendo um local que tem como objetivo oferecer um tratamento excelente para que a recuperação de drogados seja menos desconfortável possível. A dependência química é um tipo de transtorno mental.

A dependência química é um tipo de transtorno mental e precisa ser garantida que as pessoas que passam por esse problema tenham todos os direitos e seja protegida. Em muitos casos a internação pode ser feita por vontade própria do dependente, mas muitas vezes a família acaba tendo que intervir e solicitar uma internação involuntária.

Como funciona a internação involuntária?

A internação involuntária ou internação assistida é quando o paciente não consente a sua internação, mesmo assim, normalmente a família ou amigos acabam levando o dependente a uma clínica para obter ajuda. Um tratamento psiquiátrico e terapêutico muitas vezes é associado para que um diagnóstico possa ser realizado a fim de encontrar o melhor tratamento.

Como o dependente químico muitas vezes não entende que o seu comportamento faz mal para ele mesmo e para as pessoas próximas, os familiares e entes queridos sentem a necessidade de fazer algo em relação a isso. É por conta disso que levam o paciente a uma dessas clínicas para receber uma desintoxicação e o tratamento adequado.

Há muitas pessoas que não tem noção da dimensão da sua dependência química e não conseguem aceitar que precisam de ajuda. Através da clínica, conseguem ter a motivação e o comprometimento para parar. A internação voluntária é mais fácil, pois o dependente já está motivado e já tem a consciência que precisa de ajuda.

Quais são as indicações médicas em relação a internação involuntária?

Qualquer pessoa que tenha algum tipo de dependência química deve procurar tratamento de dependência química e alcoolismo, onde as clínicas serão a melhor indicação para a realização desse tratamento.

Muitas dessas pessoas apresentam um risco para si mesmas e para a sociedade, por isso não possuem mais a capacidade de entender que o seu uso pela droga, seja lícita ou ilícita, está em um nível prejudicial para a saúde mental e física. Esse é um tipo de internação que é legal, através da lei 10.216/01.

Ao chegar à clínica de recuperação, o dependente passa por uma avaliação psiquiátrica para a realização de uma avaliação e um diagnóstico. Esse diagnóstico é revisitado conforme há progresso do paciente depois do tratamento. Os tratamentos utilizam metodologias modernas que buscam trazer de volta os valores, morais, autoestima, conceitos familiares e sociais para que o foco na vida do paciente seja a sua disciplina.

Durante a permanência na clínica, o dependente possui a ajuda de diversos profissionais, como: médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. É através da clínica que ele consegue ter um tempo para refletir sobre o que tem feito e avaliar quais as consequências dos seus atos, tendo consciência do seu real problema.

Por que realizar a internação involuntária? Há outras alternativas?

Foi através de estudos feitos em diversas instituições de saúde que mostrou que os dependentes químicos precisam sair da sua rotina, interromper o acesso a droga para que suas ações e seus comportamentos consigam modificar. Caso, essas medidas não sejam tomadas, muitos usuários podem passar por danos irreparáveis ou chegar ao óbito.

É muito desconfortável para a família ter que tomar essa decisão, mas fazer alguma coisa é muito importante, pois o dependente não tem senso crítico e não vai ser capaz de perceber que está prejudicando a sua própria vida, assim como dos seus familiares.

Esse é um tipo de internação que é uma decisão bem difícil, mas é uma opção que deve ser considerada. Mesmo que pareça muito doloroso, é um tratamento eficaz, pois o dependente precisa passar pela desintoxicação para voltar a pensar com consciência. Perceber os benefícios que a falta de droga traz de volta a sua vida, motiva o paciente para que com o tempo, o involuntário, seja voluntário.

Considerações Finais

O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras realiza o tratamento de pessoas com dependência química e alcoolismo buscando entregar um trabalho com tranquilidade, segurança e eficiência. O primeiro passo é buscar a mudança para obter uma vida mais saudável.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?