É senso comum que as drogas, sendo lícitas ou ilícitas, provocam alterações no nosso organismo, mexendo com o nosso físico, mas principalmente com o nosso mental. Quem utiliza drogas precisam de casas de recuperação de forma excessiva acaba sofrendo os prejuízos que esse consumo causa, tornando-se um problema de saúde.

As clinicas de recuperação possuem diversas linhas de tratamento para dependentes químicos e alcoolismo. É importante entender as causas que levaram o paciente a consumir aquilo, realizando todo uma análise e diagnóstico para poder escolher um tratamento que seja viável e personalizado para cada paciente.

 

Como é o processo de desintoxicação de drogas?

O dependente químico precisa passar por um processo de desintoxicação, sendo o primeiro passo do seu tratamento. Muitas vezes os pacientes chegam através de uma internação involuntária, por isso a desintoxicação pode ser mais desconfortável ou demorada.

Utilizando-se de um local privativo e de profissionais da área da saúde, o paciente utiliza-se de medicamentes para diminuir o desconforto e passa por uma observação para verificar suas necessidades e como está sua reação ao tratamento. A partir disso, sessões de desintoxicação são realizadas para que o tratamento obtenha bons resultados.

A desintoxicação é importante para que o organismo elimine todas as substâncias prejudiciais da droga que exercem reações no físico e comprometem a saúde do dependente. O paciente conta com uma equipe de profissionais qualificada para conseguir realizar a reabilitação saudável, garantindo sucesso e efetividade no tratamento.

 

As fases do tratamento

O acolhimento do dependente químico é feito por uma equipe de profissionais devidamente qualificados e experientes para motivar e encher de força de vontade os pacientes. É assim que eles entendem que merecem uma nova chance e precisam começar novamente as suas vidas, de uma maneira melhor.

O tratamento pode ser composto por algumas fases, mas o principal objetivo dos diferentes tratamentos é trazer consciência aos dependentes. Assim eles conseguem ter disciplina para ficar longe das drogas e do álcool, assim como entendem que a reabilitação é algo possível e necessário em suas vidas.

A primeira fase do tratamento consiste na desintoxicação do dependente. O tratamento de dependência química e alcoolismo acontece dentro da instituição, oferecendo diversas opções de terapias para os pacientes. Muitas delas envolvem trabalho em grupo e dinâmicas, mas podem ser individuais também. Todo o atendimento é realizado de forma personalizada, pois a prioridade é realizar uma recuperação saudável e efetiva.

A segunda fase do tratamento consiste em focar na reintegração social, por isso os pacientes realizam atividades em grupo e individuais para absorver melhor o que aprenderam enquanto faziam a desintoxicação. Essa é uma etapa bem importante, pois prepara o paciente a conseguir se relacionar novamente com a sociedade, podendo demonstrar que a dependência química tem tratamento.

 

Níveis de tratamento

Os tratamentos de desintoxicação podem ser leves, moderados e até graves. No caso do tratamento de nível leve é oferecido para as pessoas que ainda não possuem um comprometimento do psíquico e físico por conta das drogas e do álcool. Por isso, trata-se essa fase como uma prevenção para que os níveis não sejam ultrapassados.

O nível moderado é para as pessoas que já tem uma relação com as drogas e o álcool de forma mais frequente. Já são mais dependentes e o seu nível de consumo já é prejudicial para a saúde mental e física. Ainda assim, possuem certa consciência de que precisam fazer algo para mudar.

O tratamento de nível grave é quando o problema já é mais real. As pessoas não têm noção de que são dependentes químicos e de álcool e por isso, não conseguem buscar uma ajuda, por vontade própria. Os métodos realizados para esse nível então são mais intensos para que a pessoa consiga passar por toda a fase de reabilitação sem maiores desconfortos.

 

Considerações finais

O Grupo Salvando Vidas – Clínicas de Recuperação de Drogados e Alcoólatras atua há 16 anos trabalhando com dependentes químicos e alcoólatras, realizando um excelente trabalho de recuperação e reabilitação dos seus pacientes.

Através de uma estrutura bem formada e de uma equipe de profissionais qualificados e experientes, conseguem entregar uma reabilitação saudável e efetiva. É importante buscar instituições que trabalhem de forma séria e entreguem um tratamento de segurança, garantindo o sucesso.

Seu Nome: *

E-mail: *

Telefone: *

Estado: *

Mensagem: *

× Podemos te ajudar?